Wednesday, June 15, 2011

Interactive 3D dashboard maps the future of navigation

http://www.youtube.com/watch?v=g6ZaKN69AUw

Tuesday, June 14, 2011

Redes Sociais: "Espelho Espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu ?"

Hoje em dia, mergulhar nossos sentidos no fluxo informacional é algo fácil, a Rede por si só, ou mais explicidamente as Redes Sociais e as Ferramentas de Buscas, produzem interações que são estilizadas ao perfil de cada indivíduo. O indivíduo foi e é constantemente virtualizado, não apenas por uma Rede Social, mas por diversas, e cada uma delas possui um potêncial mercantil diferenciado que muitas vezes se sobrepõem no jogo estratégico desencadeado pela competição corporativa.

A produção desse "Eu Virtual", ou ainda "Eus Virtuais" se deu de forma múltipla, não só pela ação do meio, mas mais especificamente pela aceitação de cada um de nós na construção dessa forma virtual do nossos padrões de interações.

A tela de nossos computadores são como espelhos pelas quais refletimos o nosso sub-consciente na relação do real com o virtual... A rede é conjunto descentralizado de múltiplos espelhos que se conectam com o interesse do indivíduo. O princípio é refletir o indivíduo. A idéia de Windows ou Apps, talvez do ponto de vista filosófico ou psicológico, seja mais interessante de ser explorada sob o viés de Espelhos. Espelhos são processos dinâmicos que se manifestam na interação. A rede por si só não têm vida.  Assim como os espelhos apenas ganham sentido quando refletem as luzes do ambiente aos olhos do indivíduo, a rede apenas existe na interação com os indivíduos.

É nesse sentido que reside a possibilidade de emancipação e criação, onde nós humanos nos tornamos livres e senhores daquilo que produzimos. A Rede cada vez mais funcionará no sentido de tentar direcionar a ação das pessoas, seja pela sugestão de opções de consumo, ou pela construção de novos mecanismos de produção de conteúdo e compartilhamento.

Para expandir o conceito de "Espelhos" é preciso compreender que o mesmo necessita incorporar também uma dimensão de sentido e produtividade, sem o qual não pode expandir-se e multiplicar-se. Um espelho, nesse sentido, têm que necessariamente responder as demandas dos indivíduos. Agora me veio uma constatação muito interessante com um potencial simbólico muito grande. A famosa frase: "Espelho Espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu ?" vem da história da Branca de Neve, mas nos ajuda a ilustrar algo de grande complexidade... Veja que o Espelho Mágico, é dotado de uma entidade inteligente, que corresponde quase uma Ferramenta de Busca como conhecemos contemporaneamente. A madrasta perversa pergunta : "Espelho Espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu ?".


O que me interessa de toda essa história não são os 7 anões, mas sim o papel do Espelho Mágico, que diga-se de passagem deve ter sido a primeira visualização do Ipad na história, pense por um minuto, o mesmo não era diretamente conectado a nada, mas Wireless, engraçado. No final, o resultado da busca pelo Espelho Mágico acabou não agradando a Rainha Maléfica. Dou rizada de pensar de qual foi  Ferramenta de Busca utilizada pelo Espelho Mágico: Google or Bing ?

Continua em um outra hora...